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ESTRATÉGIAS
DE LEITURA
Sem que percebemos usamos as
estratégias de leitura. Quando pegamos uma carta logo vemos que é uma carta
pelo fato de como foi escrita, pela sua estrutura. O mesmo acontece
quando estamos lendo uma bula de remédio ou uma lista telefônica.
Mas o que
acontece é que nas escolas não aprendemos a usar essas estratégias em língua
estrangeira, simplesmente aprendemos a ler os textos do começo ao fim, lendo
todas as palavras, e quando chegamos ao final não entendemos nada.
E pelo fato de que hoje o inglês é
indispensável para o nossa vida profissional que estamos desenvolvendo esse
site, para ensinar as estratégias de leitura de uma maneira simples e rápida.
Logo a
seguir estão algumas dicas:
1°. Skimming: Estratégia onde o leitor lança os
olhos rapidamente sobre o texto, para captar o assunto geral em uma breve
leitura apenas, se o objetivo for esse.
2°. Scanning: O leitor procura localizar apenas as
informações em que está interessado. Através do scanning o leitor é objetivo
e seletivo e nem sempre é necessário ler o texto todo.
3°. Cognates: São comuns na língua inglesa, os
cognatos são termos de origem grega ou latina bastante parecidos com o
Português tanto na forma escrita como no significado.
4°. Repeated words: Quando certas palavras se repetem
várias vezes no texto, mesmo com formas diferentes, normalmente são
importantes para a compreensão. As palavras repetidas aparecem especialmente
na forma de verbos, substantivos e adjetivos e nem sempre são cognatas.
5°. Typography: As marcas tipográficas (impressas)
são elementos que, no texto, transmitem informações nem sempre representadas
por palavras. Reconhecê-las é um auxílio bastante útil à leitura.
6°. Key words: Aquelas que estão mais de perto
associadas especificamente ao assunto do texto são as palavras-chave, podendo
aparecer repetidas e algumas vezes na forma de sinônimos. Identificar as key
words através do skimming nos leva a ter uma visão geral do texto.
7°. Prediction: É a atividade pela qual o aluno é
levado a prever, deduzir o conteúdo de um texto através do título ou de
outros elementos tipográficos, como ilustrações, por exemplo. Quanto mais
cultura geral o leitor
tiver, mais fácil será a sua prediction.
8°. Nominal groups: Grupos nominais são expressões de
caráter nominal em que prevalecem os substantivos e adjetivos, cuja ordem na
frase ordinariamente não corresponde ao português.
9°. Critical
Reading: Ao final de cada
leitura, o bom leitor deve estar atento para tudo o que lhe foi transmitido
através do texto, procurando responder perguntas como: O texto é
interessante?...por que? A leitura do texto acrescentou algo novo aos seus
conhecimentos? O texto foi apresentado de modo objetivo, superficial,
profundo, confuso..? Você discorda ou concorda com as idéias do autor? O
autor foi imparcial ou tendencioso? Você conseguiu captar alguma segunda
intenção nas entrelinhas do texto? Você acrescentaria algo que não foi
mencionado?
10°. Contextual
Reference: É normal existirem
no texto elementos de referência que são usados para evitar repetições e para
ligar as sentenças, tornando a leitura mais compreensível e fluente.
Esses elementos
aparecem na forma de pronomes diversos:
Pessoais: he, she, it, they, etc..
Demonstrativos: this, that, those, such...
Relativos: who, whom, whose, that, which...
Adjetivos possessivos: his, her, our...
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