quinta-feira, 26 de março de 2015

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Sem que percebemos usamos as estratégias de leitura. Quando pegamos uma carta logo vemos que é uma carta pelo fato de como foi escrita, pela sua estrutura. O mesmo acontece quando estamos lendo uma bula de remédio ou uma lista telefônica.
Mas o que acontece é que nas escolas não aprendemos a usar essas estratégias em língua estrangeira, simplesmente aprendemos a ler os textos do começo ao fim, lendo todas as palavras, e quando chegamos ao final não entendemos nada.
E pelo fato de que hoje o inglês é indispensável para o nossa vida profissional que estamos desenvolvendo esse site, para ensinar as estratégias de leitura de uma maneira simples e rápida.


    Logo a seguir estão algumas dicas:



1°. Skimming: Estratégia onde o leitor lança os olhos rapidamente sobre o texto, para captar o assunto geral em uma breve leitura apenas, se o objetivo for esse.

2°. Scanning: O leitor procura localizar apenas as informações em que está interessado. Através do scanning o leitor é objetivo e seletivo e nem sempre é necessário ler o texto todo.  

3°. Cognates: São comuns na língua inglesa, os cognatos são termos de origem grega ou latina bastante parecidos com o Português tanto na forma escrita como no significado.

4°. Repeated words: Quando certas palavras se repetem várias vezes no texto, mesmo com formas diferentes, normalmente são importantes para a compreensão. As palavras repetidas aparecem especialmente na forma de verbos, substantivos e adjetivos e nem sempre são cognatas.

5°. Typography: As marcas tipográficas (impressas) são elementos que, no texto, transmitem informações nem sempre representadas por palavras. Reconhecê-las é um auxílio bastante útil à leitura.

6°. Key words: Aquelas que estão mais de perto associadas especificamente ao assunto do texto são as palavras-chave, podendo aparecer repetidas e algumas vezes na forma de sinônimos. Identificar as key words através do skimming nos leva a ter uma visão geral do texto.

7°. Prediction: É a atividade pela qual o aluno é levado a prever, deduzir o conteúdo de um texto através do título ou de outros elementos tipográficos, como ilustrações, por exemplo. Quanto mais cultura geral  o leitor tiver, mais fácil será a sua prediction.

8°. Nominal groups: Grupos nominais são expressões de caráter nominal em que prevalecem os substantivos e adjetivos, cuja ordem na frase ordinariamente não corresponde ao português.

9°. Critical Reading: Ao final de cada leitura, o bom leitor deve estar atento para tudo o que lhe foi transmitido através do texto, procurando responder perguntas como: O texto é interessante?...por que? A leitura do texto acrescentou algo novo aos seus conhecimentos? O texto foi apresentado de modo objetivo, superficial, profundo, confuso..? Você discorda ou concorda com as idéias do autor? O autor foi imparcial ou tendencioso? Você conseguiu captar alguma segunda intenção nas entrelinhas do texto? Você acrescentaria algo que não foi mencionado?

10°. Contextual Reference: É normal existirem no texto elementos de referência que são usados para evitar repetições e para ligar as sentenças, tornando a leitura mais compreensível e fluente.
Esses elementos aparecem na forma de pronomes diversos:
Pessoais: he, she, it, they, etc..
Demonstrativos: this, that, those, such...
Relativos: who, whom, whose, that, which...
Adjetivos possessivos: his, her, our...

Nenhum comentário:

Postar um comentário